A equipe profissional de basquete de Araraquara não participará da edição 2012 do Campeonato Paulista. Após anunciar seu desligamento do Novo Basquete Brasil (NBB), a diretoria da Associação de Basquetebol de Araraquara (ABA) revelou que a equipe não participará da competição que terá início no próximo dia 16 e que conta com as equipes de elite da modalidade no estado.
Segundo os dirigentes, os fatores determinantes para a decisão foram a falta de um ginásio com os padrões exigidos pelas entidades que administram as competições profissionais, a falta de apoio financeiro para a montagem de um elenco competitivo e a prioridade em torno das categorias de base.
“Não podemos fazer loucura, pois sem um ginásio e sem apoio fica realmente muito difícil. Vamos nos licenciar, o que não significa que perderemos a vaga. Esperamos, com isso, terminar de pagar nossas dívidas até fevereiro para retomarmos o projeto de uma forma mais segura”, explicou Geraldo Campesan, presidente da ABA.
Segundo a ABA, a decisão de se afastar das competições nacional e estadual não significa o fim do basquetebol de Araraquara, pelo contrário, trata-se de uma reestruturação que permitirá a equipe voltar no início do próximo ano com as dívidas quitadas e com uma perspectiva de crescimento maior que a atual. Um exemplo é a dívida com ex-jogadores, que girava em torno de R$ 240 mil e que atualmente já foi reduzida a R$ 80 mil, o que anima os dirigentes.
Posteriormente, quando o projeto for reiniciado, o time terá a possibilidade de disputar a segunda divisão da Liga Nacional de Basquete e voltar na primeira divisão do Paulista, já que, segundo o regulamento, só perde a vaga a equipe que deixar de investir nas categorias de base. “Vamos fortalecer a base, que vêm fazendo um bom trabalho, inclusive com a vice-liderança do Paulista Juvenil.
Esses atletas serão muito importantes no processo de reconstrução do time”, destacou o diretor José Roberto Fernandes. Segundo ele, algumas empresas de fora da cidade se interessaram em apoiar a equipe, o que deve acontecer na próxima temporada.
Com a desistência do estadual, os atletas que aguardavam o parecer da diretoria devem acertar suas transferências para outros clubes. Até o momento, saíram do time o pivô Deivisson (São José), o pivô Daniel Filé e o ala/pivô Ricardo Azevedo (Liga Sorocabana), além do ala/armador Luisinho (Rio Claro).
Nenhum comentário:
Postar um comentário